Para Designers: Como fazer paginação de piso

Estou no 3° semestre de Design de Interiores e até chegar aqui, aprendi umas boas coisas. Essas boas coisas eu pretendo compartilhar com vocês sempre que possível porque quando eu estava no comecinho do curso, tinha muita dificuldade de encontrar informações sobre diversos assuntos sobre design de interiores.

Em vista disso, hoje vou tentar ensiná-los (pelo menos vou lhes contar tudo o que aprendi até agora) sobre como fazer paginação de piso. O assunto é um pouco longo, mas no final é bem fácil. Só seguir as etapas que vou colocar aqui.

Primeiro: Descobrindo as dimensões do “piso ideal”

O piso ideal está entre aspas porque isso não será uma regra na escolha do seu piso. Mas cabe a mim, como informante, contar que sim, existe um modo de descobrir qual a dimensão ideal do piso para usar em cada espaço. E é isso que vou lhes contar agora.

Primeiro eu separei essa planta. As dimensões do espaço é 4x3m (um quarto, por exemplo) e é nesse espaço onde vamos trabalhar todo o nosso post.

1

Depois que se sabe qual a área a ser trabalhada, vamos dividir por dois as medidas do espaço até acharmos uma dimensão comercializável. Por exemplo: Os 4m vamos dividir em 2= 2. Depois dividimos por 2= 1 que dividido por 2= 0.50m. Com os 3m fica assim: 3/2= 1.5/2= 0.75/2= 0.375 m.

Esse método não é totalmente eficaz e vamos já entender porquê eu falei isso.

2

Dividindo os 4m, encontramos um número ótimo para a escolha do piso: 0.50m. Porém na divisão dos 3m, o resultado foi de 0.375m, um número pouco convencional. Mas atualmente é possível a confecção de pisos exclusivos. Se a confecção é a sua escolha, sua paginação ficará sem nenhuma quebra, totalmente por igual.

Segundo: Colocando o piso

Depois de calcular a peça ideal para o seu ambiente, é chegada a hora de desenhar como deve ficar o seu piso no espaço escolhido. Para quem optou por confeccionar o próprio piso, essa parte é quase que irrelevante, afinal o piso virá completo, sem sobras nem quebras.

Para o nosso exemplo, optei por usar um piso de 0.50×0.50m. É muito importante a escolha do início da paginação. Quando houver quebras na paginação (ou seja, o piso de 0.50×0.50m ficar 0.20×0.50m para completar o ambiente) é interessante que elas fiquem “invisíveis”. Esse objetivo pode ser alcançado com o início da paginação no canto da porta, pois é o início do cômodo, onde as pessoas tendem a prestar mais atenção. Essa escolha tornará seu trabalho muito mais fácil.

3

Agora você deve estar se perguntando: “Ela usou um tamanho de piso diferente do resultado do cálculo e mesmo assim a paginação ficou completa. Como se faz isso?”. Se você entendeu o primeiro passo, entender essa dica será muito mais fácil. Nem sempre esse cálculo dá certo, mas vale a pena tentá-lo. Para isso, você escolhe um piso (no exemplo, 0.50×0.50m), em seguida divide largura do ambiente pela largura do piso e comprimento do ambiente pelo comprimento do piso. Ilustrando: 4/0.50= 8 e 3/0.50= 6.

Terceiro: Soleira e indicações na planta

Após todos os cálculos, sobram apenas alguns simples detalhes para concluir seu trabalho. São eles: a soleira, as cotas, a legenda e as indicações (detalhes).

A escolha da soleira é bastante simples. Geralmente do tamanho do espaço da porta (no exemplo, 0.70×0.15m) e de granito, o único detalhe é que quanto mais próxima for a cor do granito da cor do piso que você escolheu, mais harmônico será seu projeto.

Pra quem optar pela escolha de soleiras mais finas, atenção à quebra do piso para não errar!

Nas cotas, o necessário é apenas cotar o tamanho da planta. Na legenda deve conter o nome, tamanho, marca, referência, se possível, quantidade de caixas a serem usadas do piso que você escolheu. Também é descriminado o tamanho, a cor, o material da soleira e a ilustração do início de paginação. As indicações, os detalhes são bastante simples. Apenas a ilustração de início de paginação na planta, o nível do piso e o nome do desenho da prancha.

4

Espero que eu tenha ajudado. Até o próximo post! (:

 

Anúncios

12 comentários sobre “Para Designers: Como fazer paginação de piso

  1. Caramba! Que blog show! Tem tão pouca informação na internet! Obrigada…. to no segundo semestre e super perdida ainda em vários detalhes de planta…. Na paginação de piso, preciso colocar diferença de traços para área não é? Tipo, área molhada e tal..

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi, Fábio! Tudo bem? Bom, a divisão por dois é feita até achar um tamanho compatível com o mercado ou que satisfaça o seu gosto pessoal. É uma decisão pessoal. No dia a dia, você vai notar que os materiais serão escolhidos antes desse cálculo ser feito. Espero que tenha esclarecido suas dúvidas.
      /Ray

      Curtir

  2. Olá,
    Gostei das explicações e tenho outra dúvida:
    o Piso que comprei tem movimentos (MARMI NAVONA SNOW da PORTO DESIGN) e estou em dúvida como assentar. Imagine que o piso é listrado, ou seja, em qual posição colocar as listras?
    E os rodapés, devem acompanhar?
    Abs. Nilo

    Curtir

    • Olá, Nilo. Obrigada pelo comentário. Pelo que pude entender, a melhor forma de assentar é horizontalmente, seguindo o sentido da soleira. Os rodapés não necessariamente devem acompanhar o assentamento do piso. O melhor é colocá-los horizontalmente também.
      \Ray

      Curtir

    • Obrigada, Jéssica! Fico feliz em ter ajudado. Sobre o rejunte, não acho necessário ilustrar o espaço, porém, é bom calcular o quanto de espaço o rejunte vai “tomar” e descontar isso das peças, se necessário.
      Beijos :*

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s