O que faz um Designer de Interiores?

image

Hoje me deparei com um comentário no Instagram que dizia que o Designer de Interiores pode atuar apenas como decorador. Isso me chateou bastante porque as coisas não são bem assim… O designer de interiores pode fazer decoração sim, mas pode fazer muito mais. Em vista disso, decidi fazer esse post esclarecendo o que um designer de interiores faz. Busquei informações em vários sites, todos com grande credibilidade, e vou compartilhá-las com vocês.
image

  • O que é Design de Interiores?

Segundo o Guia do Estudante:

É a arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. O profissional harmoniza, em determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente.
Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.
image

  • O que faz um Designer de Interiores?

Segundo a ABRA | Escola de Arte + Design:

O Designer de Interiores tem uma abrangência maior do que o Decorador tinha no passado, pois desenvolve e executa projetos voltados para áreas internas de residências, comércio, indústrias, embarcações, veículos, entre outros, com elaboração de plantas, elevações e perspectivas de apresentação ao cliente e também especificações de produtos, orçamentos, contratação de profissionais e empresas para a execução dos trabalhos sob sua supervisão, gerencia obras, entre outras atividades.
image

  • O que um Designer de Interiores pode fazer?

Segundo o Guia do Estudante:

Desenho de móveis

Criar peças conforme as necessidades do cliente, adaptando-as ao espaço disponível.

Decoração e paisagismo

Cuidar da colocação de móveis e acessórios em ambientes residenciais e comerciais internos. Em áreas externas, usar arte e técnica para projetar, organizar e embelezar espaços com plantas e jardins.

Gerenciamento

Acompanhar a compra de móveis e acessórios, fazer orçamentos e contratar mão de obra.

Projeto

Organizar ambientes de acordo com as necessidades do cliente. Elaborar plantas e maquetes, indicando o estilo, as cores e a disposição de móveis e objetos.

Segundo a ABRA | Escola de Arte + Design:

Depois de formado, esse profissional pode atuar no planejamento e desenvolvimento de projetos residenciais, lojas, hotéis, clínicas, estandes, prestar assessoria na escolha de móveis e objetos de arte, fazer editoriais sobre o assunto para a Internet, revistas, jornais, montar seu próprio escritório ou trabalhar em escritórios de arquitetura, lecionar em escolas, se especializar em fotografia de interiores, desenvolver maquetes eletrônicas, etc., dependendo da sua especialização.

Existem outras áreas que são mais específicas, como design de veículos, barcos, indústrias, entre outros.

Segundo a ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores:

Designers de interiores podem ser especializados em um ou mais segmentos de atuação, sejam eles residenciais ou comerciais.

Residencial

Projetos de interiores para casas e apartamentos, novos ou reforma, localizados no campo, na cidade ou na praia, com intervenção em salas, cozinhas, banheiros, dormitórios e outras áreas. Para elaborar um projeto de interiores na área residencial estuda-se os hábitos dos indivíduos habitantes do espaço, como desejos aspiracionais e de relacionamento entre os membros da família, e as condições do edifício. Aspectos técnicos como elétrica, hidráulica e outras condições precisam ser avaliadas com atenção nos projetos residenciais

Comercial

Na área comercial, as exigências associadas à performance econômica são mais importantes e devem ser consideradas, ainda, questões como segurança, normas e regulamentos para cada segmento. Muitos designers de interiores são especializados em diversos campos do design comercial:

– Entretenimento:
Emprego de avançadas tecnologias na concepção de espaços tais como: salas de cinema, teatros, casas de espetáculo, museus, galerias de artes, clubes de música e jogos etc.

– Saúde:
Ambientes desenvolvidos sob rígidas condições de operação que abrigam clínicas, ambulatórios, consultórios médicos e dentários entre outros.

– Hospitality:
Espaços destinados a prestar serviços ao público, como restaurantes, hotéis, auditórios, centros de convenções, night clubs etc.

– Escritórios (ou Espaços Corporativos):
Instalações para acomodar colaboradores, dentro de exigências de conforto e saúde, em empresas de qualquer porte ou ramos de atuação.

– Varejo:
Planificação de lojas, supermercados, shoppings centers, showroons, padarias e outros espaços destinados à comercialização de produtos e serviços.

Depois de ler tudo isso, acho que decorador é só a ponta do iceberg (haha). A profissão de Design de Interiores é bastante ampla e proporciona ao designer vários campos de atuação. É uma profissão relativamente nova e por isso ainda existe certo preconceito e muita, infelizmente, falta de informação. Mas cabe a nós, enquanto estudantes, designers, admiradores e interessados propagar a profissão e ensinar aos outros o que um designer é capaz de fazer. Eu estou fazendo minha parte e você?
image

Até o próximo post! (:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s