4 coisas sobre portfólio que você TEM que saber

Sem título-1-01

 

O nome do post já diz tudo! haha Mas hoje o assunto é portfólio e quando você terminar de ler, vai estar sabendo de tudo. E se não tiver, pode me perguntar que eu respondo! (: Vamos lá?

 

Sem título-1-011

 

Portfólio é uma coleção de trabalhos que tem por objetivo apresentar as qualidades e qualificações realizadas por uma empresa ou por um profissional. É uma ferramenta de comunicação com capacidade de influenciar o cliente e passar confiança sobre o possível resultado do projeto.

 

Sem título-1-022

 

Existem dois tipos de portfólio: O portfólio impresso e o portfólio online. Para a confecção de ambos, é necessário que todos os projetos sejam separados, avaliados e “filtrados”. O contratante que olha o portfólio quer ver apenas o relevante, o essencial do seu trabalho. O menos é mais. Por isso deve-se separar os melhores trabalhos. Se o projeto escolhido foi feito em parceria com outro profissional é essencial colocar o nome de todos que participaram e descrever o que cada um fez.

Também é importante separar uma parte do portfólio para sua apresentação. Formação, cursos, prêmios, clientes. É uma espécie de mini currículo, mas bem mais simples e objetivo. É imprescindível que o portfólio contenha o contato do profissional, facilitando a possível contratação.

 

Sem título-1-03

 

O indicado pro portfólio impresso é que ele possua uma média de 10 trabalhos. Nesse tipo de portfólio, a contratação de um designer gráfico é essencial. Será o designer o responsável pela marca, se ainda não possuir, e o visual do portfólio. Quanto mais profissional for, melhor a impressão causada no contratante.

 

Portfólio ft

 

 

Sem título-1-02

É a maneira mais fácil, barata e prática de fazer um portfólio. Ter um portfólio online é a maneira mais rápida de visualização dos trabalhos e de melhor divulgação. Além disso, você mesmo pode fazer seu portfólio e mudá-lo sempre que quiser. No portfólio online, o número de trabalhos podem ficar a critério do dono, mas ainda é necessário separar apenas os melhores trabalhos. Existem vários sites que permitem a criação do seu portfólio online. Os mais indicados são:

  • behance.net

Único portfólio online que possui a opção “interior design” para designar a sua profissão e o assunto dos seus trabalhos. Além de expor seu trabalho, você pode conferir vagas publicadas por recrutadores de todo o mundo e interagir com outros profissionais.

 

Behance

 

  • carbomade.com

Permite a inclusão de imagens, vídeos e arquivos em Flash. O serviço é gratuito com a limitação de cinco projetos e 35 imagens.

 

carbonmade

 

  • deviantart.com

O foco do site é a arte. Mais usado por ilustradores. Também funciona como uma rede de compartilhamento de arquivos.

 

deviantart

 

 

  • flickr.com

É o mais conhecido coletivo de imagens do mundo. Usado principalmente por fotógrafos. Possui aplicativo para sistema android e IOS.

 

flickr

 

 

 

E aí? Já sabe qual portfólio será o seu? Conta pra mim!

Até o próximo post! (:

Anúncios

4 comentários sobre “4 coisas sobre portfólio que você TEM que saber

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s