Para Designers: Como fazer um briefing

Uma dúvida comum entre os estudantes de Design de Interiores é sobre como fazer um briefing. Isso acontece principalmente no início do curso, quando ainda não temos uma noção do que é e da sua função. Vou usar da minha experiência pra te ajudar. Vem ver!

  • O que é o Briefing?

Traduzindo ao pé da letra, briefing significa instruções. E é essa a sua principal função: Instruir. É o briefing que vai te direcionar durante a concepção do seu projeto. Nele você vai ter uma relação de todos os gostos, exigências e sonhos do seu cliente.

  • Como começar?

O briefing nunca será o mesmo pra todos os clientes. Cada cliente tem experiências, rotinas, jeitos de conversar diferentes. Sempre terá um que gosta de falar tudo e outro que mal vai falar com você. Mas tem perguntas base que servem para todos como nomes, idades, profissões e hobbies…

  • Dicas importantes!

É muito importante levar as perguntas do briefing com você quando for visitar o cliente, assim como algum material que dê para guardar as informações que serão passadas por ele. Porém, não é legal fazer do briefing uma entrevista. Isso tende a deixar o cliente desconfortável e isso não é bom NUNCA! O ideal é levar o briefing como uma conversa casual. Isso até permitirá maior intimidade do cliente com você. No final da conversa, ele estará contando coisas que você nem imaginou perguntar, mas que será importante pro projeto.

  • Perguntas frequentes.

Chegou a parte mais importante de tudo. Eu vou dar pra você algumas perguntas que irão te ajudar bastante! Quando eu não sabia como fazer um briefing, sofri pra achar alguma coisa. Agora pra você, leitor ou leitora do meu blog, será facinho 😉

  1. Nomes
  2. Idades
  3. Profissões
  4. Hobbies
  5. Atividades diárias
  6. Recebem visitas? Passam a noite? Festas?
  7. Alergias? Quem possui? Quais são?
  8. Manias? Quais?
  9. Colecionam algo? O que? Quantas peças?
  10. Animais de estimação? Quantos? Quais? Raça?
  11. Algum usuário portador de deficiência?
  12. Viajam muito?
  13. Trabalham quantas horas por dia?
  14. Passam o fim de semana em casa?
  15. Gostam de cozinhar?
  16. Praticam esportes?
  17. São adeptos da tecnologia?
  18. Quais equipamentos são uma exigência para ter na casa?
  19. Gostos em relação a:
  • Cores
  • Jamais usar
  • Estilos
  • Arte
  • Materiais
  • Revestimentos
  • Iluminação
  • Paisagismo
  1. Quais são suas necessidades?
  2. Quais são suas prioridades na casa?
  3. Necessidade conjunta?
  4. Particularidades?
  • Carros
  • Time
  • Religião
  • Música
  • Esportes
  • Observações
  1. Verba disponível/orçamento
  2. Prazo de desenvolvimento/cronograma

Espero que te ajude muuuuiiiitoooo e que fique faltando poucas perguntas pro seu briefing ficar completo. Beijos :*

Assinatura

Anúncios

34 comentários sobre “Para Designers: Como fazer um briefing

  1. Nossa, sou arquiteta e designer e nunca achei (e nem consegui desenvolver) um briefing tão completo! Meus parabéns e muitíssimo obrigada por compartilhar conosco! Confesso que copiei na integra ;)))) Beijao!!!

    Curtir

  2. olá, ajudou bastante mesmo. Mas gostaria de saber como você apresenta ele depois de pronto ?
    Estou tendo que criar um briefing para um projeto (de mentira) da universidade e estou muito perdida com o próximo passo a partir da elaboração das perguntas.

    Curtido por 1 pessoa

    • Vai funcionar mais ou menos assim: Você vai montar suas perguntas, fazer a entrevista com o cliente (responder as perguntas) e após isso, se achar que alguma coisa se perdeu durante a entrevista ou se quiser confirmar o que entendeu sobre ela, você pode montar o mood board do projeto e apresentá-lo ao cliente e, se algo não estiver de acordo com o gosto dele, você vai saber antes de projetar…
      Se você tem alguma dúvida sobre mood board, tem um post no blog que fala disso (https://rayanemagalhaes.com/2016/03/23/como-e-porque-fazer-um-mood-board/)

      Espero ter ajudado! Beijo

      \Ray

      Curtir

  3. Teremos a etapa de painéis mesmo. Mas temos que seguir um roteiro proposto pela professora de pratica projetual, mas como estamos elaborando um projeto de mentira com um cliente real terá assinatura e aprovação do cliente, seguida da etapa de pesquisa aplicada que acontece antes da etapa de mood board. Assim minha duvida consiste em como apresento o briefing para o cliente, como perguntas e respostas mesmo ou em forma textual, ou as duas coisas ?
    Muito obrigada pela atenção!!
    Maravilhoso blog!! beijos 🙂

    Curtir

    • Obrigada, Anita. Nesse caso que precisa dessa assinatura e aprovação, você pode fazer um documento simples no word de perguntas e respostas ou um texto com as informações… Eu já fiz dos dois jeitos na cadeira de projetos e achei melhor o documento de perguntas e respostas… Acho que é melhor para apresentar. Mais rápido e objetivo. 🙂
      \Ray

      Curtir

    • Obrigada, Débora! No seu caso seria melhor, junto com o briefing, fazer uma pesquisa de mercado. Ver qual o perfil das pessoas que frequentam o lugar, o que eles gostam de fazer, de ouvir, de ler… São referências pra te guiar, mas sempre levando em consideração o gosto do proprietário do local.
      Beijão

      Curtir

  4. Oii Rayane, sou eu mais uma vez hahah andei procurando por aqui e não achei nada sobre qdp, gostaria de saber se você já fez algum poste sobre quadro de diretrizes projetuais?? Beijo 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s