Para Designers: Como Fazer Paginação de Forro

Oi, gente!!! Tava sumida, eu sei 😦 Mas isso foi por um bom motivo, a conclusão do meu curso \o/ Hahaha

Agora que estou de férias, prometo postar regularmente pra vocês. Vem muita novidade pro blog e acho que vão gostar 😀

Depois dessas desculpas, vamos ao assunto mais do que requisitado por vocês: a tão complicada paginação de forro! Não foram nem 1, nem 2 pedidos, foram muitos e, pra acalmar os coraçõeszinhos de vocês, eis o post. Ele será simples, rápido e prático, mas vai ajudar a quebrar o galho de vocês.

  • Planta.

Bom, antes de tudo é preciso saber o porquê da planta de paginação de forro. Será ela que vai indicar a pessoa responsável pelo forro qual é a sua ideia pro projeto: os rebaixos, as sancas, os rasgos no forro… Nesse post eu vou me ater ao forro de gesso, o mais comum. O que deve ser indicado na planta é o pé direito após o rebaixo, ilustrar a armação do forro (uma distância de 10 cm) e as especificações do forro.

1. Apenas rebaixo.

Esse exemplo é de apenas rebaixo, o mais simples. A área é de 16m², o pé direito era de 2,80m e após o rebaixo de 10cm com um gesso de espessura 10cm, temos a nova altura de 2,60m (2,80m – 10cm – 10cm = 2,60m).

Captura de tela 2015-06-27 13.34.342. Sanca.

No caso dessa sanca, o pé direito do ambiente foi mantido no centro e o rebaixo foi feito ao redor do espaço. O detalhamento explica melhor a forma como será executado a paginação do forro junto com a iluminação.

Captura de tela 2015-06-27 13.35.34

3. Rasgos no forro. 

Pra conseguir o efeito de rasgo no forro de gesso, são rebaixadas duas áreas, mantendo uma parte sem rebaixo ou com um rebaixo menor. O detalhamento começa igual como o da sanca, mas acrescenta-se a outra parte rebaixada.

Captura de tela 2015-06-27 13.36.26

Depois que entenderem a teoria, usem a imaginação de vocês, façam projetos inspiradores tendo como aliado a paginação de gesso. Por que não? Não se atenham somente a decoração. Olhem e invistam no teto também. Um bom projeto é aquele rico em detalhes! (momento puxão de orelha. Haha)

Agora que está tudo um pouco mais claro na cabecinha de vocês, vamos encher os olhos com as inspirações e depois mão na massa! Quero ver o projeto de vocês, viu?

Assinatura

13 comentários sobre “Para Designers: Como Fazer Paginação de Forro

  1. Você é uma pessoa super carismática. Achei o seu blog fantástico!!! Às vezes nós como profissionais temos algumas dúvidas e é aí que encontramos uma pessoa como você capaz de não limitar os seus conhecimentos. Todos os projetos que faço geralmente faço pesquisa e o seu Blog é uma fonte de pesquisa muito bacana pra quem atua na área. Gente assim é só sucesso na vida. Parabéns!!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Que linda ❤ Obrigada, Vanessa! Espero continuar ajudando nos seus projetos, na sua vida profissional. Muito obrigada pelo carinho. É por pessoas interessadas na área como você que eu mantenho o blog. Sucesso pra nós! Beijão :*
      /Ray

      Curtir

  2. Olá Rayane,tudo bem?Primeiro post que vi seu e gostei bastante.Fiquei com algumas dúvidas em outras especificações,você poderia me ajudar?No caso da planta da sanca,essa que você fez é a do tipo sanca aberta?E a iluminação,é indireta?Agradeço desde já,e desculpe pela ignorância haha

    Curtir

    • Oi, Jaqueline! Tudo bem sim e você? Que bom que gostou, fico feliz! Sobre a sua dúvida, o resultado da planta da sanca é o mesmo da foto. A sanca é aberta, com a altura do pé direito maior no centro, e a iluminação é indireta, as luzes ficam “invisíveis” por estarem “por dentro” da sanca. Espero ter cessado suas dúvidas.
      /Ray

      Curtir

  3. Sou gesseiro e estou muito interessado em aprender a fazer projetos e paginação de forro para uma melhor execução do meu trabalho, para expor uma melhor apresentação do meu trabalho aos meus clientes, pesquisando na internet encontrei seu blog, e vi uma matéria de exatamente aquilo que estava procurando, gostaria de agradecer o seu lindo trabalho e por ele estar me ajudando e muitas outras pessoas, peço que se possível me ajudar qual o programa mais fácil para eu aprender, para fazer projetos e paginação de forro como esse que vc expois em seu blog agradeço pela atenção e que Deus te abençoe

    Curtir

    • Oi, Luciano! Muito obrigada pelas palavras. O programa que eu uso pra fazer paginação de forro é o AutoCAD e ele é o mais usado e de mais fácil acesso. Existem várias aulas no YouTube, cursos… Boa sorte no seu aprendizado e parabéns pelo empenho! Que Deus te abençoe muito!
      \Ray

      Curtir

Deixe um comentário

