A Arte de Banksy

Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema britânico. Poucas são as informações sobre a vida do artista, pois ele insiste em manter-se anônimo. Segundo o tabloide inglês Daily Mail, Banksy se chama Robin Banks e nasceu em Bristol em 28 de julho de 1973.

Conhecido pelo seu desprezo pelo governo que rotula graffiti como vandalismo, Banksy expõe sua arte em locais públicos como paredes e ruas, e chega a usar objetos para expô-la. Porém foram nos muros de Bristol, na Inglaterra, onde o artista deu início aos seus trabalhos e onde possui total liberdade para pintar suas obras.

 

bpdpgabs

007_fyd

boti0456

wwdileie

Suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, feitas de forma agressiva e sarcástica, provoca em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade, arrancando muitas vezes, reações de riso.

Seu primeiro filme, o documentário sobre arte urbana Exit Through the Gift Shop, teve sua estreia mundial no Festival de Filmes de Sundance, e foi lançado no Reino Unido no dia 5 de março de 2010. O filme foi um dos indicados ao Oscar de Melhor Documentário.

Não podemos fazer nada para mudar o mundo até que o capitalismo desmorone. o consolo é fazer compras.”
Banksy, no livro Wall and Piece

012_schstgs

mannyc_13

parkc_10

liita2m

media

E aí, você já conhecia Banksy? O que acha da sua abordagem e suas críticas? Quer conhecer mais sobre ele? Visita o site do artista!

Até o próximo post!

ASSINATURA_2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s