Como e porquê fazer um Mood Board?

Hoje o assunto é Mood Board. Uma ferramenta muito útil, mas que ainda é pouco usada na concepção de projetos. Minha meta hoje é te fazer mais um usuário assíduo do Mood Board! Haha!

  • O que é um Mood Board?

O Mood Board nada mais é do que um painel de inspirações sobre algum tema. É a junção de várias referências que, quando juntas, formam uma ideia principal. Um Mood Board pode ser usado com diversos objetivos, pode ser a concepção de uma marca, de um evento, de uma coleção de roupas, de um projeto de design de interiores, assim vai… O Mood Board é um aliado e tanto para os profissionais de criação! É uma ferramenta incrível e aguça bastante a criatividade.

Quem acha que o Mood Board é perda de tempo, não vê o resultado que ele traz na concepção do projeto.

Apresentação1

  • Como fazer um Mood Board?

Antes de tudo tem que ser definido o propósito do mood board. É para a decoração de um aniversário? Para um projeto de uma cozinha? Para a criação de uma marca? Depois disso escolhe-se o tema. O aniversário vai ser inspirado nos anos 80? A cozinha vai ser estilo industrial? A marca tenderá ao clássico ou ao moderno? São perguntas que devem ser feitas e suas respostas devem estar bem claras, pra não haver nenhum engano futuramente.

Com essa primeira etapa concluída, começa a pesquisa. Pesquise muito sobre o assunto, em vários sites e salve todas as fotos que te interessarem. Com isso, separe o que for mais relevante e monte seu painel. Quanto maior o número de informações, mais consistente será o resultado do seu Mood Bord.

Slide1

  • Que ferramentas usar?

O Mood Board pode ser feito a mão, utilizando-se de revistas, livros e jornais. Pode ser feito digitalmente, através de programas de edição, como o CorelDRAW, Illustrator e o Photoshop ou, pra quem não tem conhecimento sobre esses programas, o Power Point e até o Paint são grandes aliados, sendo muito simples de fazer. Sendo ainda mais fácil de fazer, temos o Pinterest, a rede social que eu mais amo e que mais tenho me engajado ultimamente. É viciante e você pode criar vários painéis, sobre vários temas, sou suspeita pra falar. Haha!

Slide3

  • Por que fazer um Mood Board?

Se ainda não te convenci de fazer um Mood Board e de tê-lo como seu aliado de criação, aqui vão mais alguns argumentos. O Mood Board, como eu já disse, ajuda bastante na concepção de projetos, pois ele te mostra o que você quer fazer, evitando que você se sinta perdido no meio do projeto se perguntando “Será que é isso mesmo que o cliente quer?” ou “Será que é isso mesmo o que eu tenho que fazer?”. Ele serve como um guia, podendo até limitar o que você vai fazer, pra não sair uma viajem, que não tem nada a ver como o que você queria no início. (Sei que tem gente se identificando. Hahaha).

Outra utilidade importantíssima é usar o Mood Board com o seu cliente. Depois do briefing, você realiza o Mood Board e mostra pro cliente. Se você tiver entendido bem do gosto do cliente e ele aprovar o Mood Board, as chances de você não alterar demais o seu projeto diminui muito, pois ficou bem claro pra você e pra ele o que você tem que criar e o que o ele pediu. Agora, se não houver essa concordância, volta-se pro briefing de novo, e cria-se outro mood board. Isso vai te livrar daquela apresentação que você pensa que tá arrasando enquanto o cliente tá pensando ‘Acho que tá apresentando o projeto errado. Esse projeto não pode ser meu.”

SLIDE4

Fazer um Mood Board é fácil, rápido e te ajuda muito! Que tal olhar essa ferramenta com mais carinho e usá-la sem moderação? 

Até o próximo post!

ASSINAT-01

Anúncios

2 comentários sobre “Como e porquê fazer um Mood Board?

  1. ei Rayane, tudo bem? você tem alguma dica de como fazer um memorial justificativo de uma cozinha, to meio perdida em algumas coisas e dica boa (como as suas) e sempre bem vinda!! HAHAHA Obrigada beijos 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi, Anita! Fico muito feliz com mais um comentário seu aqui no blog! 🙂
      Antes de fazer o memorial, busque ter o total conhecimento sobre o projeto. Porquê o revestimento é esse, porque é melhor que os outros, porque o layout é esse, qual a vantagem… Formule várias perguntas e vá respondendo… Ao final você vai ter muito material pra usar na sua justificativa. É basicamente isso, explicar o porquê de tudo no projeto, não tudo, mas do que for relevante.
      Espero ter ajudado!
      Beijão :3

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s